top of page

GOVERNO FEDERAL INSTITUI PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO TRIBUTÁRIA


Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (05/01/2017) a Medida Provisória nº 766/2017, que instituiu o Programa de Regularização Tributária (PRT) junto à Secretaria da Receita Federal do Brasil e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

O PRT permitirá que pessoas físicas e jurídicas quitem os seus débitos federais, de natureza tributária ou não, vencidos até 30/11/2016, parceladamente e/ou com a utilização de créditos de prejuízo fiscal e base de cálculo negativa da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), bem como com créditos próprios relativos a tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, apurados segundo as alíquotas fixadas no texto da Medida.

São as modalidades de quitação dos débitos previstas no PRT:

No âmbito da Secretaria da Receita Federal:

  • pagamento à vista e em espécie de, no mínimo, vinte por cento do valor da dívida consolidada e liquidação do restante com a utilização de créditos de prejuízo fiscal e base de cálculo negativa da CSLL ou com outros créditos próprios relativos aos tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil;

  • pagamento em espécie de, no mínimo, vinte e quatro por cento da dívida consolidada em vinte e quatro prestações mensais e sucessivas e liquidação do restante com a utilização de créditos de prejuízo fiscal e base de cálculo negativa da CSLL ou com outros créditos próprios relativos aos tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil;

  • pagamento à vista e em espécie de vinte por cento do valor da dívida consolidada e parcelamento do restante em até noventa e seis prestações mensais e sucessivas; e

  • pagamento da dívida consolidada em até cento e vinte prestaçõesmensais e sucessivas, calculadas de modo a observar os percentuais mínimos previstos na MP nº 766/2017, aplicados sobre o valor da dívida consolidada.

No âmbito da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional

  • pagamento à vista de vinte por cento dos valor da dívida consolidada e parcelamento do restante em até noventa e seis parcelas mensais e sucessivas; ou

  • pagamento da dívida consolidada em até cento e vinte parcelas mensais e sucessivas, calculadas de modo a observar os percentuais mínimos previstos na MP nº 766/2017, aplicados sobre o valor consolidado.

Para os débitos cujo valor consolidado seja igual ou superior a R$ 15.000.000,00 (quinze milhões de reais), é necessária a apresentação de carta fiança ou seguro garantia judicial.

A adesão ao PRT, além de abranger a totalidade dos débitos exigíveis em nome do sujeito passivo, implica a sua confissão, condicionada à desistência de todas as impugnações judiciais ou administrativas que os tenham por objeto.

Igualmente, nos termos da MP nº 766/2017, a adesão ao PRT impõe ao sujeito passivo o pagamento regular dos débitos vencidos após 30/11/2016 e o cumprimento regular das obrigações com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Vale destacar que os débitos incluídos no Programa não poderão ser objeto de parcelamento posterior, salvo o reparcelamento previsto no art. 14-A da Lei nº 10.522/2002.

Os interessados devem ficar atentos: o prazo para requerimento de adesão será de 120 (cento e vinte) dias, contados da regulamentação a ser estabelecida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. A previsão é de que tais atos sejam editados nos próximos 30 (trinta) dias.

Art. 14-A. Observadas as condições previstas neste artigo, será admitido reparcelamento de débitos constantes de parcelamento em andamento ou que tenha sido rescindido.

§ 1o No reparcelamento de que trata o caput deste artigo poderão ser incluídos novos débitos.

§ 2o A formalização do pedido de reparcelamento previsto neste artigo fica condicionada ao recolhimento da primeira parcela em valor correspondente a:

I – 10% (dez por cento) do total dos débitos consolidados; ou

II – 20% (vinte por cento) do total dos débitos consolidados, caso haja débito com histórico de reparcelamento anterior.

§ 3o Aplicam-se subsidiariamente aos pedidos de que trata este artigo as demais disposições relativas ao parcelamento previstas nesta Lei.

POSTS EM DESTAQUE
POSTS RECENTES
ARQUIVO
PROCURAR POR TAGS
Nenhum tag.
    bottom of page